Michael Bay: O Rei dos Blockbusters

Michal Bay é um dos diretores de maior sucesso de Hollywood, com filmes somando US$5,5 bilhões em bilheteria. Seu maior trunfo, sem dúvidas, é a franquia Transformers. O novo longa, Transformers – A Era da Extinção, deixou o diretor no posto de novo rei dos blockbusters.

Quer saber como Bay faz seus filmes de sucesso?

Explosões Tem Michael Bay, tem explosão. Não existe um único filme seu sem algo sendo destruído. Só Transformers – O Lado Oculto da Lua (2011), contabilizou 283 explosões.

Perseguições Outra característica de Bay: perseguições em alta velocidade. O filme Os Bad Boys 2 (2003) virou referência para outros filmes de ação. Segundo o diretor, “o segredo é colocar uma câmera em um lugar onde, se houvesse uma pessoa filmando, ela morreria”.

Orgulho americano Num filme de Michael Bay, qualquer coisa é motivo para apresentar a bandeira listrada americana: pode ser ser fazendo fundo para um discurso piegas, (Transformers, 2007) ou simbolizando o way of life americano (Armageddon, 1998).

Slow Motion Como na maioria esmagadora dos filmes de ação, Bay também usa e abusa da sua cota de cenas em câmera lenta. Sua preferência é o tremular das bandeiras americanas – já falamos que ele tem muito orgulho de ser americano? – Mas ele não fica só nisso não. Mesmo cenas simples, como alguém atendendo o telefone ou deixando uma moeda cair no chão, já são filmadas em slow motion.