Liga da Justiça

Por Gabriel Martins Ribas

A Liga Da Justiça está chegando, a equipe de super-heróis mais incrível e poderosa do mundo, uma das pioneiras entre as histórias de Equipe de Heróis em HQS, tendo sua primeira aparição na edição chamada The Brave and the Bold #28 da DC Comics do ano de 1960, que serviu até de inspiração para a criação de um outro time de heróis muito famoso hoje em dia, Os Vingadores, que tiveram sua estreia em 1963 na Marvel.


A Liga Da Justiça normalmente conta com sete protagonistas integrando a equipe, também chamados de ‘Os Sete Magníficos’, variando ao longo dos anos os heróis que a ela pertenceram. Por muitos anos existia até um estatuto da Liga Da Justiça descrevendo as regras da organização, algumas delas eram:

– O limite de até 12 membros ativos na Liga Da Justiça por vez, podendo ter mais de 12 se os adicionais heróis tivessem o status de membro temporário.

– Para ser um membro da Liga Da Justiça, era necessário ser maior de idade, e ter ao menos um ano de serviços prestados ao público.

– Das obrigações de um membro são: ser um voluntário em todas as missões da Liga, estando disponível 24 horas por dia e não sendo remunerado pelos serviços prestados.

– Para ser candidato a membro da Liga Da Justiça deve ter uma indicação de um membro atual da Liga que esteja ativo e para ser aprovado para o grupo é preciso ter no mínimo dois terços dos votos dos membros.

– E também é garantido a condição de Membro da Liga Da Justiça a qualquer voluntário independente da raça, cor, credo, sexo ou cidadania.

Primeira Formação da Liga Da Justiça, em 1960

Formação da Liga Da Justiça de 2017

Além dos quadrinhos, a Liga Da Justiça fez um grande sucesso na tv, principalmente em duas séries animadas da Warner Bros Entertainment. Super Amigos e Liga Da Justiça – A Série Animada. Super Amigos teve 5 temporadas e foi exibido originalmente entre 1973 e 1986 e Liga Da Justiça – A Série Animada que teve também 5 temporadas, entre 2001 e 2006.

Super Amigos (1973-1986)

Liga Da Justiça (2001 – 2006)

E agora com o início do Universo Estendido da DC nos cinemas é a hora da Liga Da Justiça ter o seu lugar ao sol na sétima arte. Em quase 60 anos este será o primeiro filme da Liga Da Justiça da história, que muitos estão botando esperanças que irá continuar o caminho de acertos de Mulher-Maravilha (2017), sendo um grande sucesso. O filme passou por muitos problemas nas filmagens, muitas mudanças ocorreram e refilmagens para melhorar o tom do filme. Mas com o lançamento do último trailer antes da estreia do filme em 16 de Novembro, deu para sentir firmeza. Um clima diferente, porem bom, a essência sombria e realista do diretor Zack Snyder ainda presente e uma pequena amostra dos novos elementos trazidos com a entrada de Joss Whedon (diretor de Vingadores (2012) e Vingadores 2 (2015), que não está mais envolvido com a Marvel Studios) no projeto.

A história do filme da Liga Da Justiça se passará alguns meses após os eventos de Batman vs Superman: A Origem Da Justiça (2016), depois da morte do Superman, Bruce Wayne juntamente com a Diana Prince, inspirados pelo sacrifício do Superman, tomam para si a missão de recrutar outros meta-humanos para proteger o mundo. Porém estranhos ataques começam a acontecer em Gotham e em Metrópolis, ataques de Paradêmonios, que são criaturas vindas de outro planeta, mais especificamente de Apokolipse, a terra natal de Darkseid, um dos maiores vilões da DC. Os Ataques estão sendo orquestrados pelo Lobo Da Estepe, o general do exército do Darkseid, que veio a terra atrás das Caixas Maternas, que são artefatos de enorme poder, para iniciar uma invasão, já que agora o mundo está desprotegido após a morte do Superman.

O Ataque dos Paradêmonios

Primeira Invasão do Exército do Darkseid, há milhares de anos

O Lobo da Estepe

Existem três Caixas Maternas no planeta Terra, que foram dadas de presente para os três povos que ajudaram a impedir a primeira invasão do Darkseid na terra, há milhares de anos atrás. Uma delas foi dada ao povo dos humanos, (que depois acabou dando ao Cyborg os seus poderes), outra foi entregue para as Amazonas de Themyscira, o povo guerreiro da Mulher-Maravilha e a última foi entregue aos Atlantis, a nação submarina do Arthur Curry, o Aquaman.

Uma das Caixas Maternas

Conheça um pouco mais sobre os integrantes da Liga Da Justiça:

 

Mulher-Maravilha

Diana Prince, mais conhecida como Mulher-Maravilha, é uma semideusa filha de Zeus com Hipólita, a Rainha das Amazonas, cresceu sendo a única criança de Themyscira, a ilha paraíso das Amazonas. A personagem foi criada por Charles Moulton em dezembro de 1941 ganhando sua própria revista em quadrinhos em 1942, chamada de Wonder Woman #1. A Mulher-Maravilha possui poderes quase ilimitados por ser em parte deusa, sua marca registrada é o laço da verdade e os seus poderosos braceletes. No Universo Estendido da DC (DCEU), é interpretada pela atriz e modelo israelense Gal Gadot. O filme que conta as origens da maior guerreira de Themyscira estreou recentemente, em junho de 2017 e foi um grande sucesso de bilheteria, passando dos 800 milhões ao redor do mundo, e de crítica pois a Warner Bros até começou sua campanha para lançar Mulher-Maravilha no Oscar de 2018, nas principais categorias como Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Direção.

 

Batman

De dia Bruce Wayne, o bilionário solitário de Gotham, de noite o Justiceiro que protege a sua cidade de mafiosos, criminosos e principalmente dos vilões malucos do Asilo Arkham. Essa é a vida do Homem Morcego. Criado por Bill Finger em 1939, estreando na HQ chamada Detective Comics #27. Seu superpoder é ser Rico, tem os melhores recursos tecnológicos e um treinamento físico e emocional muito pesado para conseguir superar os traumas adquiridos por anos de sofrimento e solidão após o trágico incidente que o deixou órfão. Estreou no DCEU em 2016 com Batman vs Superman: A Origem da Justiça, sendo interpretado por Ben Affleck, participando também de algumas cenas em Esquadrão Suicida (2016).

 

Aquaman

Arthur Curry, o herdeiro do trono de Atlantis, seus poderes são maiores na água, mas não limitados a ela. Tem sentido sonar, habilidades telepáticas, super força, além do controle sobre criaturas marinhas e o controle do próprio oceano, podendo invocar ondas e até tsunamis que destruiriam uma cidade inteira. Foi criado em 1941 por Paul Norris e Mort Weisinger, sua primeira aparição foi na revista More Fun Comics #73. Teve uma pequena aparição em Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016) e já tem um filme solo confirmado para novembro de 2018, ele é interpretado no DCEU pelo ator havaiano Jason Momoa, muito conhecido dos fãs de Game of Thrones por ter feito o personagem Khal Drogo.

 

Flash

Barry Allen, o homem mais rápido do mundo, depois de ter sido atingido por um raio e ter caído em cima de uma prateleira de elementos químicos do laboratório, ganhou uma hipervelocidade, causada por sua capacidade de controlar a força de aceleração. Além de correr em alta velocidade seus poderes incluem também viagens no tempo, pois quando ele atinge uma velocidade tão maior que a do próprio tempo ele pode transitar entre épocas e até dimensões. O Flash foi criado em 1940 por Gardner Fox e Harry Lampert estreando na revista Flash Comics #1. No DCEU teve uma breve aparição em Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016) e outra em Esquadrão Suicida (2016), e é interpretado por Ezra Miller que também está atualmente em outra grande franquia da Warner Bros, Animais Fantásticos e Onde Habitam dando vida ao personagem Credence Barebone.

 

Cyborg

Victor Stone, possui atualmente partes do corpo orgânicas e biomecatrônicas e é chamado de Cyborg. Era um ótimo jogador de futebol americano até a explosão que quase o matou, o fazendo perder a maior parte do corpo. Mas graças ao seu pai que é cientista e estava de posse de uma caixa materna, repôs as partes perdidas do corpo do filho, colocando partes robóticas e partes da tecnologia alienígena da própria caixa materna. Criado por Marv Wolfman em 1980 na revista DC Comics Presents #26. Teve também uma breve aparição em Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016), mas sua estreia mesmo será em Liga Da Justiça (2017), Cyborg será interpretado por Ray Fisher.

 

Superman

E como não podia deixar de faltar, o recém falecido Clark Kent, jornalista do Planeta Diário e Kryptoniano mandado para terra após a explosão de Krypton, com poderes jamais alcançáveis por qualquer outro herói. O Superman tem super força, habilidade de voar, raio lazer e raio x nos olhos entre outros muitos poderes que são alimentados pela energia do sol do nosso sistema solar. O primeiro grande super-herói do mundo, primeiro grande super-herói da DC, que estava ainda no início da sua criação sob o nome de Action Comics. O Superman foi criado em 1938 por Jerry Siegel e Joe Shuster, fazendo não só a estreia do personagem, mas protagonizando a primeira edição da revista, a Action Comics #1. Seu filme solo O Homem de Aço (2013), marcou a estreia do DCEU, e foi interpretado pelo Ator Henry Cavill que voltou com o personagem em Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016), quando encontrou sua morte ao enfrentar a criatura chamada Apocalypse. Entretanto assim como o Superman já morreu outras vezes como podemos ver em diversas histórias em quadrinhos ao longo das décadas desde sua criação, até mesmo na série animada da Liga Da Justiça, ele sempre volta, ainda mais forte e poderoso quando o mundo mais precisa dele, e não deve ser diferente agora no Universo Estendido da DC. A pergunta que fica é: Como ele irá voltar? Quando ele irá voltar? Terá a ajuda de alguém? Voltará diferente? Todas essas perguntas e muitas outras devem ser respondidas em Liga Da Justiça, que será sem sombra de dúvidas um marco nessa onda atual de filmes de super-heróis assim como a primeira edição da revista em quadrinhos da Liga Da Justiça foi um marco no seu tempo.

Você Não Pode Salvar O Mundo Sozinho então se junte a Liga Da Justiça e não perca a estreia no dia 16 de Novembro no Arcoplex Cinemas mais perto de você.