Dúvidas frequentes

A programação cinematográfica é feita, em todos os cinemas do Brasil, entre a segunda e a quarta-feira, na mesma semana de sua alteração, que se dá normalmente nas quintas-feiras. Portanto, sua conclusão e divulgação somente se dá na véspera ou antevéspera da estreia dos filmes. Esta é a prática normal das empresas exibidoras de todo o país.


Esta resposta solucionou o seu problema?

A estratégia de lançamentos de filmes no Brasil, que abrange as respectivas datas, quantidades de cópias e praças incluídas, é definida pelas distribuidoras.

O tipo de lançamento depende do investimento realizado para sua divulgação e do apelo que o filme alcança tem junto ao público, sendo assim definida a quantidade de cópias que o filme vai ter.

No Brasil são lançados em média cerca de 5 títulos por semana, desde filmes chamados pequenos, com 5 cópias, até grandes lançamentos com mais de 500 cópias.

Quando o lançamento é regional, as distribuidoras procuram abrir no circuito Rio / São Paulo e também direcionar para os cinemas que têm perfil de público compatível com o gênero do filme. Depois, após exibir as cópias nessas praças, elas seguem para outros mercados. É possível que um filme nem seja exibido em determinada praça em função desse espaço de tempo entre o lançamento e a disponibilidade da cópia.


Esta resposta solucionou o seu problema?

Têm direito a meia entrada:

– Crianças de 02 a 12 anos ou 15 a 18 anos, dependendo do Estado.

– Idosos com 60 anos ou mais.

– Estudantes: de acordo com a nova Lei da Meia Entrada.

 

É OBRIGATÓRIA a confirmação do direito a meia entrada mediante a apresentação dos devidos documentos, tais quais: carteira estudantil e/ou comprovante de matrícula e carteira de identidade.

 

LEI Nº 12.933, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2013

Dispõe sobre o benefício do pagamento de meia-entrada para estudantes e revoga a Medida Provisória no 2.208, de 17 de agosto de 2001.

§ 2º Terão direito ao benefício os estudantes regularmente matriculados nos níveis e modalidades de educação e ensino e que comprovem sua condição de discente, mediante a apresentação, no momento da aquisição do ingresso e na portaria do local de realização do evento, da Carteira de Identificação Estudantil (CIE), emitida pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), pela União Nacional dos Estudantes (UNE), pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), pelas entidades estaduais e municipais filiadas àquelas, pelos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs) e pelos Centros e Diretórios Acadêmicos, com prazo de validade renovável a cada ano, conforme modelo único nacionalmente padronizado e publicamente disponibilizado pelas entidades nacionais antes referidas e pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), com certificação digital deste podendo a carteira de identificação estudantil ter 50% (cinquenta por cento) de características locais.

Para fazer a carteira estudantil acesse: https://www.documentodoestudante.com.br/

§ 9º Também farão jus ao benefício da meia-entrada os jovens de 15 a 29 anos de idade de baixa renda, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e cuja renda familiar mensal seja de até 2 (dois) salários mínimos, na forma do regulamento.

ID JOVEM: http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem/Paginas/default.aspx

§ 10º A concessão do direito ao benefício da meia-entrada é assegurada em 40% (quarenta por cento) do total dos ingressos disponíveis para cada evento.

 


Esta resposta solucionou o seu problema?

A classificação indicativa é determinada pelo Ministério da Justiça após análise de cada filme e cabe aos exibidores, como a Arcoplex, respeitá-la. Por isto, é obrigatória a apresentação de documento de identidade para comprovação da idade.

 

Autorização para menores

Clique aqui para imprimir a autorização para menores assistirem a filmes no Arcoplex Cinemas.


Esta resposta solucionou o seu problema?

Todos os filmes estrangeiros que apresentam a indicação DUB ao lado do nome do filme são dublados. Já os que não apresentam esta indicação ou apresentam LEG são legendados.


Esta resposta solucionou o seu problema?

As distribuidoras são responsáveis pela confecção das cópias dos filmes, assim como sua dublagem ou legendagem. Também são quem decidem pelo tipo de lançamento do filme, que podem ser nacionais ou regionais.

O tipo de lançamento depende do investimento realizado para sua divulgação e do apelo que o filme alcança tem junto ao público, sendo assim definida a quantidade de cópias que o filme vai ter.

As datas para lançamentos dos filmes também são definidas pelas distribuidoras e podem mudar com até uma semana antes do lançamento previsto. A Arcoplex Cinemas, como rede exibidora de filmes, depende de todos esses fatores para colocar em cartaz em seus cinemas os filmes que são disponibilizados.


Esta resposta solucionou o seu problema?