DUNKIRK

Por Franciny Nunes Ribeiro

Quem gosta de história certamente já ouviu falar da Operação Dínamo ou Evacuação de Dunquerque, foi uma operação militar da Segunda Guerra Mundial, no ano de 1940.

Para alguns não chegou ser exatamente uma batalha, e sim apenas uma evacuação (do porto), dos exércitos franceses e britânicos.

A Segunda Guerra iniciou-se em 1939, mas a França só entrou na mesma no ano seguinte. Foi então que um enorme exército britânico e francês ficaram encurralados por um “tanque de combate” alemão.

A missão inicial comandada pelo vice- almirante Bertram Ramsay era evacuar cerca de 45 mil homens da Força Expedicionária Britânica, em dois dias, mas o objetivo foi alterado para resgatar 120 mil homens em apenas cinco dias, sendo em sua maioria evacuados por via marítima.

E não é que vai ter um filme contando essa história, de coragem, comprometimento, fé e companheirismo? Quem dirigiu esta obra magnífica, no caso constatação só pelo trailer, já que ainda não chegou aos cinemas é o brilhante diretor Christopher Nolan, que tem no currículo filmes como Amnésia, com ótimas críticas.

Mas Dunkirk também aparenta ser um ótimo filme, não só pela história, mas pela direção extremamente competente e os atores, que está com um time de peso, como Cillian Murphy de Ventos da Liberade, Tom Hardy de O Regresso e Kenneth Branagh de Operação Valquíria, entre outros.

 

Assista o trailer: