As teorias que cercam a oitava aventura de Skywalker em “Star Wars”

Por Thomas Araujo

O título do novo filme da franquia tem causado o furor nos fãs. Quando anunciado em janeiro, “Star Wars: The Last Jedi” tem aberto espaço para muitas teorias quanto à sua tradução e o que se pode esperar da história. Em tradução literal, o título significa “O último Jedi”, entretanto na língua inglesa, o artigo “the” pode se referir a substantivos masculinos e femininos, e “jedi” não tem plural, portanto, impossível definir a quem o título se refere.

O longa é o oitavo da franquia original e marca o retorno do herói Luke Skywalker (Mark Hamill) após o seu desaparecimento em “O Despertar da Força” e continuará a jornada dos personagens Rey (Daisy Ridley), Finn (John Boyega ) e Poe (Oscar Isaac). Em janeiro, após a divulgação do pôster oficial do novo longa com a logo “Star Wars” de cor vermelha, incomum para os filmes da franquia, a dúvida (e o desespero) preencheram espaço nas cabeças dos fãs. Das muitas teorias que rodam entre o público, a mais controversa versa sobre a suposta morte de Luke. Fazendo referência à trilogia anterior, em que o Jedi Yoda, ao morrer, o chama de “o último jedi”, alguns fãs acreditam que o mesmo irá acontecer em que Luke perecerá e Rey será, então, a última Jedi.

Outras fãs já são mais otimistas e esperam ver mestre e aprendiz juntos e vivos no “Episódio 9” e que, na verdade, a tradução correta do “Episódio 8” seja “Os últimos Jedi”. Estes acreditam que o uso da cor vermelha na logo é devido ao lado negro da força estar mais forte nesta nova aventura e se tornará um problema para os protagonistas. Sem sinopse oficial e trailers ainda divulgados, a Lucasfilm consegue aumentar ainda mais a ansiedade dos fãs. A previsão é que o primeiro trailer de “The Last Jedi” seja liberado apenas em abril para o público. Até lá, o público ainda terá muito que pensar sobre o novo filme.

“Star Wars: The Last Jedi” tem direção de Rian Johnson e foi o último filme em que a atriz Carrie Fisher interpretou a princesa Leia. A atriz faleceu na manhã do dia 27 de dezembro do ano passado por decorrência de um ataque cardíaco, enquanto estava num avião que a levava de Londres para Los Angeles, no dia 23. O oitavo filme de Star Wars tem estreia marcada para o dia 17 de dezembro de 2017.